quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Viagens de Eva | 23/08 a 19/10 de 2012


A exposição Viagens de Eva mostra ao público um dos aspectos mais interessantes da vida da colecionadora Eva Klabin: suas inúmeras viagens de navio.
Nascida em 1903 no Brasil, filha de pais lituanos, Eva começou desde muito cedo a viajar. Foi educada na Suíça e na Alemanha, onde morou com a família durante e Primeira Grande Guerra. E, desde a juventude, desenvolveu duas grandes paixões que iriam acompanhá-la por toda a sua vida: viajar e colecionar. Conhecer novos lugares e descobrir objetos de arte para a sua coleção.
Ocupando o circuito expositivo da casa-museu de Eva Klabin, esta exposição resgata e divulga, através das memórias da colecionadora e de suas viagens, parte da história da sociedade carioca do século 20, colocando em evidência coleções históricas da Fundação Eva Klabin: fotografias do arquivo pessoal da colecionadora, registros de viagens (bilhetes, correspondência, programas, folders, cartões postais e plantas de navios), exemplares de malas históricas - época em que se viajava com baús e “malas-armário” -, incluindo peças de marcas famosas como Goyard, Franzi e Hartmann, além das inúmeras obras de arte garimpadas durante as viagens.
Lembra as lendárias viagens em navios de luxo, os palácios flutuantes da época de ouro da navegação transatlântica, cujo fascínio ainda hoje povoa nosso imaginário, revivendo, desta maneira o clima de uma época fascinante de glamour que não existe mais.  

Serviço:
Exposição Viagens de Eva
Fundação Eva Klabin, Rio
Abertura: 22 de agosto de 2012, quarta-feira, às 19h
Exposição: 23 de agosto a 19 de outubro de 2012 
Terça a domingo, das 14h às 18h
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (estudantes e acima de 60 anos)
Gratuidade: Aos domingos, e crianças até 10 anos
Curadoria: Marcio Doctors
Assistente de Curadoria e pesquisa: Ruth Levy
Realização: Fundação Eva Klabin
Museografia: Gerardo Vilaseca
Produção: Suzy Muniz Produções

Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | RJ
Telefone: (21) 3202-8550
cultura@evaklabin.org.br | www.evaklabin.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário