quinta-feira, 13 de setembro de 2012

13 de setembro, concerto nas ruínas de Pesto

13 de setembro de 1973. O Cruzeiro Musical vai chegando aos seus últimos dias, mais ainda há muito o que ver e ouvir.

 O dia começa com ginástica para os mais bem dipostos, missa às 10h para os mais devotos e, logo depois, palestra de uma especialista sobre a Magna Grécia e a cidade de Pesto.


É que o concerto da tarde será na Basílica grega (ou templo de Hera), em Pesto.  Esta cidade do sul da Itália (Paestum em latim, chamada anteriormente de Poseidonia em homenagem a Poseidon, ou Netuno) foi fundada pelos gregos no século VI a.C. e conquistada pelos romanos em 273 a.C. Suas ruínas incluem três magníficos templos. O dedicado a Hera, onde se realizou o concerto e conhecido como "basílica" porque os primeiros arqueólogos julgaram tratar-se de um edifício civil, o templo de Netuno e o de Ceres.



Depois do almoço, desembarque em Salerno e partida para visita ao museu arqueológico e, às 17h30, o esperado concerto do trompestista francês Maurice Andre e do flautista alemão Karlheinz Zoeller, acompanhados da Orquestra Franz Liszt de Budapest, cujos dezoito integrantes estavam entre os passageiros a bordo do Renaissance.

 
Às dez da noite, após o jantar e já navegando, um outro concerto para encerrar a noite.... mas este, de tão especial, merece um outro post...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário